domingo, 13 de outubro de 2013

Sotalol: Dicas!

O Sotalol é um antiarrítmico da classe II com algumas características da classe III, portanto tem ação betabloqueadora e atua também prolongando a repolarização ventricular atuando bloqueando os canais de potássio, principalmente na fase 3 do potencial de ação.
É uma medicação pouco utilizada atualmente, mas que tem sua aplicação principalmente nos pacientes portadores de doença isquêmica coronariana com função sistólica ventricular esquerda preservada (pacientes com fração de ejeção normal ao Ecocardiograma).
Originalmente foi uma medicação muito utilizada no tratamento de arritmias ventriculares, porém trabalhos posteriores inclusive com a amiodarona (droga antiarrítmica da classe III mais utilizada atualmente), mostraram redução apenas no gatilho das arritmias ventriculares, mas não no evento final: Morte súbita, como mostrado no estudo AVID (amiodarona).
Porém sua utilização (sotalol) tem sido indicado também no controle dos pacientes portadores de fibrilação atrial paroxística com doença isquêmica em atividade, mas sem disfunção sistólica do VE, que seria uma contraindicação ao uso. com razoavel sucesso / eficacia.
Caso tenha disfunção sistólica ventricular esquerda a droga de escolha é a amiodarona.
O Sotalol pode ser prescrito na dose inicial de 80mg 2 vezes ao dia podendo chegar a 160mg BID. O comprimido vendido atualmente é apenas na dose de 160mg, mas pode ser partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário